O diastema é um problema?

O diastema, aquele pequeno espaço entre os dentes superiores da frente, muitas vezes é tido como característica marcante na pessoa que o tem. 

Alguns aspectos podem causar o diastema, havendo a necessidade de tratamento para que a saúde bucal do paciente permaneça em dia. É o que explicamos a seguir!

Característica marcante em quem tem. Mas é um problema?

Característica marcante em quem tem. Mas é um problema?


O que é?

O diastema, como já dissemos, é o espaçamento normalmente encontrado nos dentes superiores frontais. Trata-se de uma condição que interfere bastante na estética do paciente, muitas vezes incomodando. 

Esse espaçamento pode, ainda, aparecer em outros dentes, sendo raro entre caninos, pré-molares e molares. Já na primeira idade, é possível que o paciente apresente o diastema mesmo nos dentes de leite. Normalmente, assim que os dentes permanentes nascem, o espaçamento some. 


Qual é a causa?

É normal que haja um distanciamento entre um dente e outro na criança, o que indica um crescimento normal. Porém, a falta de espaço entre os dentes pode indicar que o desenvolvimento da face ainda está incompleto, havendo a necessidade de intervenção por aparelhos ortodônticos que estimulem o crescimento adequado. 

Alguns fatores podem ocasionar o diastema, como a retração gengival, o uso prolongado e constante de chupeta, doenças periodontais, freio labial alongado, falta de um dente ou até mesmo o acúmulo de placa bacteriana

Este último caso é o excesso de bactérias na boca, que pode levar a uma doença periodontal, com movimentações dos dentes. De qualquer forma, o diastema é um caso que precisa ser investigado por um especialista, que checará a saúde bucal como um todo. 


O diastema é tratado com alinhador?

Um dos casos tratados com alinhador transparente é o diastema. Esse é um tratamento ortodôntico que movimenta os dentes, fechando o espaço entre eles. Entretanto, o diastema possui outros tratamentos, como a redução do tamanho do freio labial, uso de resina e até mesmo gengivoplastia. 

É importante consultar seu dentista para entender qual é o melhor tratamento para o seu caso. Aqui escrevemos as vantagens do alinhador transparente!


O uso do alinhador transparente requer planejamento de especialistas e envolve tecnologia de ponta para que você tenha o sorriso dos seus sonhos! Que tal agendar uma avaliação gratuita? 

948 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade