O que é a placa bacteriana?

Ao contrário do que alguns pacientes pensam, a placa bacteriana não é uma doença, mas, se não removida, pode causar doenças bucais. 

No texto de hoje, explicamos mais para que ela não se torne um problema.


O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares, que se forma sobre os dentes.

Toda vez que comemos ou bebemos algo, resíduos invisíveis a olho nu ficam sobre nossos dentes. Essas pequenas partículas ficam espalhadas pela boca toda, seja entre os dentes ou na gengiva. 

Da mesma forma que nós comemos para obtermos energia, bactérias encontram nesses resíduos tudo de que precisam para se reproduzirem. Por isso, uma correta higienização após as refeições é a única maneira de remover a placa bacteriana.

Consequências

A não remoção da placa bacteriana pode levar a problemas que precisam de intervenções maiores de um dentista. O acúmulo e endurecimento forma o tártaro, favorecendo o aparecimento de gengivite e até, em casos mais graves, causando a perda de algum elemento dentário por problema gengival. Já o tártaro sobre o esmalte dentário pode levar o aparecimento de cárie

Prevenir para não remediar

Como já dissemos, pequenas ações diárias previnem a formação de placas. Depois de cada refeição, lembre-se sempre de escovar os dentes! 

Escovar da forma correta, cuidando com a pressão exercida e escolhendo a escova de dentes ideal, além de usar fio dental e manter visitas periódicas ao dentista, são as melhores prevenções contra problemas mais sérios! 

Em casos de formação de tártaro é indispensável a visita ao dentista para uma profilaxia correta, pois a escovação em casa não é capaz de remover tártaro.

Quem usa o alinhador

A higiene do alinhador transparente é muito importante. A cada refeição, o paciente remove suas placas para se alimentar. Antes de colocar o alinhador novamente, deve fazer a correta higienização dental e do seu alinhador. O alinhador também acumula placa bacteriana, por este motivo deve ser higienizado sempre antes de colocar na boca novamente.

Na Elevel somos especialistas em alinhadores transparentes. Quer saber como o seu sorriso pode ficar? Agende uma avaliação gratuita conosco!


78 visualizações

Econtramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade