5 vantagens do alinhador sobre o aparelho fixo

Existem tratamentos para diversos tipos de problemas ortodônticos, e é comum ver pessoas usando o aparelho fixo convencional para parte deles. Mas a verdade é que o alinhador transparente está cada vez mais popular, ganhando maior espaço no mercado.

E é por isso que preparamos este artigo com as 5 principais vantagens do alinhador transparente sobre o aparelho fixo metálico.


Previsibilidade

Antes mesmo de usar o alinhador transparente, ao começar o tratamento, o paciente já sabe como seu sorriso ficará. Isso acontece por conta de todo o planejamento envolvido.

Com um scanner, o dentista mapeia toda a arcada dentária do paciente, produzindo uma imagem 3D para a visualização de todos os dentes. Esse processo é completamente indolor e não causa nenhum desconforto ao paciente.

Após o escaneamento, as imagens são disponibilizadas em um software, onde todo o planejamento ocorrerá. Com ele, o ortodontista analisa os dentes que terão os attachments e aqueles que se movimentarão ao longo das semanas. O paciente recebe o planejamento completo para aprovação antes de iniciar a fabricação dos alinhadores, entendendo as movimentações dos dentes a cada troca de placas.


Higiene

Uma das principais vantagens de usar o alinhador transparente é a sua remoção. É muito fácil tirar e colocar o aparelho, sendo este um processo necessário toda vez que o paciente for comer.

Antes de cada refeição, é só remover os alinhadores e guardá-los na caixinha. Quando terminar de comer, o paciente escova os dentes, usa o fio dental, higieniza os aparelhos e os coloca novamente. Fácil assim!

Isso propicia maior higiene bucal ao paciente. Ao contrário do aparelho fixo convencional, o alinhador transparente não acumula restos de comida e não atrapalha na mastigação. Os dentes sempre ficam livres quando o paciente come, não tendo nenhum desconforto.

 

Com o alinhador transparente o paciente sabe como seus dentes se movimentarão

Com o alinhador transparente o paciente sabe como seus dentes se movimentarão


Conforto

Usar o alinhador transparente é muito confortável. Como uma luva, as placas têm o formato da arcada dentária e são fabricados com um material de alta qualidade, sem nenhum tipo de rebarba ou ponta, capazes de machucar gengivas e bochechas.

São dois tipos de acabamento: os alinhadores de corte reto, menos estéticos e confortáveis, e os alinhadores com corte festonado, os quais acompanham o formato do dente, gerando um maior conforto e estética para o paciente, este último usado pela Elevel e também pela Invisalign.

O conforto extrapola o uso; a possibilidade de realizar esportes, a discrição (a maioria das pessoas não percebe quando o paciente está usando o alinhador) e até mesmo poder comer o que quiser – inclusive aquela pipoca durante um bom filme – tornam o alinhador transparente um dos melhores tratamentos ortodônticos quando o assunto é a aparência.


Rapidez

Nós já falamos aqui sobre a previsibilidade e o planejamento. Pois bem, esse tópico tem mais uma vantagem: a rapidez do tratamento.

Com o uso do scanner, o dentista consegue analisar a arcada dentária por vários ângulos diferentes, entendendo qual é a melhor movimentação para cada caso e em que momento deve-se ter maior pressão sobre os dentes.

Como o paciente sempre tem o próximo alinhador a ser utilizado, as trocas acontecem a cada 15 dias, não importando onde ele esteja! Mesmo se o paciente viajar, é possível levar as próximas placas em uma caixinha e realizar a troca na data correta, sem precisar marcar uma visita ao dentista. Aliás, as consultas são menos frequentes e servem para o dentista acompanhar o tratamento e se certificar de que está tudo em ordem.

 

Aparência discreta

Muitos pacientes possuem receio de usar o aparelho fixo convencional por conta da aparência, afinal, este é um tratamento que utiliza bráquetes e arames de cores diferentes dos dentes. Mesmo no caso dos tratamentos que contam com aparelhos fixos mais discretos, é possível perceber, quando o paciente sorri, que há algo na superfície dos dentes.

O alinhador invisível é fabricado com um material transparente, que envolve os dentes do paciente. A maioria das pessoas não percebe que há um alinhador no sorriso do paciente!  

E você? O que está esperando para começar o seu tratamento?

2879 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade