Usar o alinhador transparente é dolorido?

Os aparelhos transparentes são uma opção cada vez mais viável no tratamento ortodôntico, e não é à toa; a tecnologia tem evoluído com rapidez, barateando seu custo, aumentando a eficiência e possibilitando que até mesmo os casos mais complexos sejam tratados. Com uma maior previsibilidade do resultado final, conforto durante o tratamento e maior higiene bucal, o alinhador transparente veio, de fato, para ficar.

Porém, por ainda não ser o tratamento mais comum, é possível que algumas dúvidas fiquem no ar – será que machuca? É difícil de manter? Como que faz para limpar? Como funciona?

Neste texto vamos explicar o motivo de o alinhador transparente ser uma opção versátil e confortável!

 

Como era antes

Quem usou aquele aparelho fixo metálico no passado sabe: os bráquetes machucam a boca, é difícil de limpar e, dependendo do caso, tem aquela dor depois de apertar o fio do aparelho na visita ao dentista.

Esse tipo de aparelho é usado para o alinhamento dos dentes em casos mais complexos, e o tratamento pode durar anos!

É verdade que mesmo esse tipo de tratamento evoluiu, assim como o alinhador transparente. Porém, ele continua usando os bráquetes, fios, banda e tubos, os quais podem machucar a boca do paciente.

Os alinhadores Elevel são confortáveis e não incomodam o paciente

Os alinhadores Elevel são confortáveis e não incomodam o paciente


Uma possibilidade menos invasiva

Foi o que falamos: os aparelhos transparentes evoluíram, e agora é possível tratar casos mais complexos. Mas por que escolher esse tipo de tratamento ao invés do aparelho fixo metálico?

Os benefícios são muitos. Abaixo separamos os principais:

·     O aparelho transparente permite que o paciente possa acompanhar as mudanças em sua arcada dentária, por precisar retirar o aparelho algumas vezes ao dia para higienizar e comer;

·     Menos visitas ao dentista: o paciente consegue fazer a troca de seus alinhadores dentro do período certo, de onde estiver. Isso acontece porque os alinhadores são planejados e previamente fabricados;

·     O aparelho transparente pode ser um tratamento mais rápido do que o aparelho fixo metálico. O planejamento envolve scanner e softwares que mapeiam toda a movimentação necessária para cada paciente, com uma troca quinzenal de alinhadores;

·     Higiene: como o paciente remove o alinhador transparente antes de comer e só o coloca novamente quando escova os dentes e usa o fio dental, a higiene bucal como um todo é maior quando comparada ao uso do aparelho fixo metálico, que pode reter comida entre os dentes e nos próprios bráquetes e arames;

·     É comum que a maioria das pessoas não percebam quando o paciente está usando o alinhador. Por ser transparente e ter o formato dos dentes, passa despercebido pela maioria das pessoas!

 

Conforto

Deixamos o tópico sobre conforto para o final justamente para responder a dúvida que não quer calar: o alinhador é dolorido?

De maneira geral, podemos afirmar que o alinhador transparente é muito mais confortável do que o aparelho fixo. Entretanto, precisamos ressaltar que, por movimentar os dentes para chegar ao sorriso mais alinhado e desejado, é possível que alguns pacientes sintam certo desconforto ou sensibilidade.

Assim que as placas são trocadas, o paciente normalmente sente uma certa pressão exercida pelo novo alinhador. Cerca de dois ou três dias depois, é como se a pessoa não estivesse usando nada! O alinhador transparente é confortável a este ponto, sendo assim uma ótima opção para ter um sorriso mais alinhado.

E você, já marcou a sua consulta? Na Elevel, ela é rápida e gratuita, e você já entende seu caso e como seu sorriso pode ficar. Venha fazer parte da Geração Sorriso!

1820 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade