Dentes desalinhados podem ir além da questão estética

O alinhador transparente vai além de um tratamento estético. Aqui na Elevel nós tratamos dos casos simples aos mais complexos, mas qualquer tipo de desalinhamento pode ser prejudicial ao paciente.

No texto de hoje, vamos explicar melhor a importância de ter um sorriso alinhado e como a Elevel pode te ajudar com isso!

 


Desgaste

Dentes desalinhados podem trazer consequências a longo prazo, a começar pela higienização. Dependendo do caso, dentes tortos podem dificultar na limpeza, deixando para trás acumulo de bactérias. E é aí que começam a surgir as cáries e o tártaro.

Mas e aí, o que pode acontecer?

Desgaste. Ao longo de nossas vidas, é normal que ocorra um desgaste natural e sutil. Porém quando os dentes estão desalinhados pode ter pontos de contato prematuro com isso acelerando o desgaste do esmalte dentário.

E o problema vai além da aparência envelhecida; pode causar sensibilidade ao paciente!

 

Problemas funcionais

Alguns problemas de mordida também estão relacionados com o alinhamento. No caso da mordida cruzada, por exemplo, alguma parte da arcada superior encaixa por dentro da inferior. Já a mordida profunda é um caso em que os dentes da arcada superior cobrem um terço ou mais do tamanho dos dentes da arcada inferior.

O desalinhamento que leva aos casos de mordida cruzada e profunda pode trazer problemas funcionais para quem não trata os dentes tortos.

Além do desgaste dos dentes, o paciente pode apresentar uma disfunção na articulação temporo-mandibular (ATM) ao longo do tempo, causando dores de cabeça e nos olhos e ouvidos, estalos e até enxaquecas.

 

Cuidando da saúde bucal

O aparelho transparente trata dos diferentes problemas de mordida, melhorando a questão do encaixe entre as arcadas superior e inferior.

Alguns pacientes relatam dores na região da mandíbula e têmporas, muitas vezes relacionadas ao bruxismo. Apesar de o alinhador poder amenizar esses efeitos, os sintomas são ponto de atenção para outras causas, como ansiedade.

Neste caso, o alinhador transparente não entra como o tratamento que resolverá o problema, mas sim como parte de um tratamento multidisciplinar. Mas, de qualquer forma, é sempre recomendado visitar um ortodontista para entender melhor as questões do sorriso e saúde bucal.

Essa visita ao dentista é muitas vezes deixada de lado, mesmo para pacientes que já fizeram algum tipo de correção no passado. Focando na parte estética, é comum que algumas pessoas realizem tratamentos de alinhamento e clareamento, deixando de lado a profilaxia - aquela visita semestral ou anual ao consultório do dentista para checar a saúde bucal como um todo.

Mas é justamente em visitas periódicas que o profissional consegue verificar se o paciente realiza a higiene bucal da forma adequada, prevenindo problemas futuros e mantendo o sorriso da forma que os últimos tratamentos o deixaram.

Você já marcou a sua avaliação? Com a Elevel, ela é simples e gratuita, e você já consegue visualizar como seu sorriso pode ficar, entendendo seu caso, tirando todas as suas dúvidas e tendo a certeza de que estará em ótimas mãos!

1517 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade