O que acontece se eu não alinhar meus dentes?

Muitos acreditam que o alinhamento dos dentes trata somente de uma questão estética, sem saber que dentes desalinhados podem, na verdade, trazer muitos problemas futuros. Vários casos podem ser tratados com um alinhador transparente, trazendo maior comodidade ao paciente, além de melhorar a saúde bucal, como explicaremos a seguir. 

Alinhamento dos dentes além da estética?

Alinhamento dos dentes além da estética?


Higiene prejudicada

Não ter dentes alinhados também pode significar que alguns deles estejam tortos. Pode ser que um esteja virado sobre outro, o que pode dificultar a higiene na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental. 

Por geralmente ocuparem o espaço de outros, os dentes tortos facilitam o acúmulo de tártaros, bactérias e biofilme, alimentos costumam juntar quando se tem espaços nos dentes, podendo levar ao surgimento de placa bacteriana, cárie e até mesmo gengivite. O desalinhamento, neste caso, não deixa que a escova chegue em todas as regiões que precisam da higienização. 


Dificuldade para comer

Alguns problemas ósseos e de mordida podem afetar as raízes dos dentes. O que acontece é, na verdade, um impacto maior sobre as raízes no momento em que o paciente mastiga. Ao longo do tempo, a gengiva começa a ficar cada vez mais sensível, podendo até apresentar inchaço. 

Este é um problema que pode atrapalhar muitos elementos no dia a dia do paciente, como a própria digestão. Por ter dificuldades ao comer, a pessoa pode evitar comer quantidades necessárias ou alimentos específicos. 


Respiração prejudicada

A formação e o posicionamento dos dentes do paciente podem forçá-lo a respirar pela boca. O problema disso é que a pessoa não força a entrada do ar pelo nariz, que possui função importante de filtragem. 

Sendo uma constante, a respiração bucal pode levar a problemas respiratórios, já que a filtragem de microrganismos não acontece. Além disso, com a boca seca, a saliva passa a não proteger os dentes do jeito que normalmente protegeria, podendo ocasionar em mau hálito por excesso de bactérias.


Dores crônicas

O encaixe incorreto dos dentes, além do que já dissemos sobre a questão da higiene, pode levar a fortes dores no rosto, ouvidos e cabeça. Isso acontece porque o impacto dos dentes, bem como a pressão sobre regiões que não a deveriam receber com tanta intensidade, pode levar a uma disfunção na articulação temporomandibular (ATM).

Esse é um problema marcado por estalos na região da mandíbula, dores de cabeça, olhos e ouvidos, e cansaço no rosto. A ATM é responsável pelo ligamento do maxilar ao osso temporal do crânio, e é justamente a região afetada pelo encaixe incorreto dos dentes.


Alinhador transparente

Um aparelho transparente Elevel é capaz de tratar casos simples e complexos. Entre eles, estão:

  • Sobressaliência;
  • Mordida profunda;
  • Mordida aberta;
  • Apinhamento;
  • Diastema;
  • Dentes desalinhados;
  • Mordida cruzada.

Seguindo o planejamento feito no início do tratamento, o paciente recebe todos os aparelhos transparentes conforme o progresso do alinhamento dos dentes. Cada placa é responsável por movimentos específicos e é trocada em visitas às nossas clínicas.

Seguir o acompanhamento sugerido por nossa equipe é crucial para o sucesso do tratamento. O uso recomendado dos alinhadores também é de suma importância para nossos pacientes chegarem ao sorriso dos sonhos.


Neste texto vimos a importância do alinhamento dos dentes. Caso você queira saber mais sobre o assunto, agende sua avaliação conosco! É gratuita e você entende como o seu sorriso pode ficar!

1157 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade