O que causa a cárie?

Dor de dente não é nada agradável. Normalmente, quando ela aparece, queremos resolver o mais rápido possível, e essa atitude está mais do que certa! Se a causa for cárie, é importante tratar o quanto antes.

Cáries ocorrem quando alimentos não são totalmente removidos dos dentes, e ficam em placas que favorecem a ação de bactérias. Elas, por sua vez, produzem ácidos que desgastam o esmalte dos dentes.

O combustível das bactérias é o açúcar. Aos poucos, elas vão criando pequenos orifícios nos dentes e, caso sua ação não seja interrompida, as bactérias podem destruir um dente.

Neste artigo, explicamos o tratamento de cáries e como prevenir para que elas não apareçam.

Tratando uma cárie

Conforme as bactérias vão agindo sobre o esmalte dos dentes, pequenas manchas escuras vão aparecendo. Normalmente, essa é uma fase inicial que não apresenta sintomas. Entretanto, sem tratamento, a mancha tende a ficar maior e mais profunda.

Ao chegar na segunda camada do dente, chamada dentina, a sensibilidade pode começar a aparecer, geralmente durante a alimentação. Mas é quando as bactérias chegam ao canal do dente que as coisas começam a ficar realmente ruins. Por se tratar da região do nervo, as dores intensas e constantes aparecem. Se a falta de tratamento continuar, corre o risco de ter que extrair o dente.

Abaixo separamos algumas recomendações para evitar o surgimento de cáries:

  • Evite ingerir alimentos com açúcar. Se ficarem presos nos dentes, facilitam a ação de bactérias;
  • Mantenha a escovação dos dentes em dia, sempre após as refeições, e use fio dental para remover restos de alimentos entre os dentes;
  • Beba água regularmente, e procure fazer o mesmo após comer doces. Ela ajuda a lavar a boca e promove a produção de saliva. Porém, atenção! Beber água não diminui a chance das cáries aparecerem;
  • ·Evite alimentos e bebidas ácidos, como sucos cítricos;
  • A escovação noturna é a mais importante porque é neste período que as bactérias mais se reproduzem. A cárie é uma doença contagiante, então é importante minimizar ao máximo a ação de bactérias.



Algumas curiosidades

Pessoas com diabetes possuem uma produção de saliva menor do que o ideal, o que diminui a luta do corpo contra bactérias que causam cáries. Além disso, gengivites são mais comuns, aumentando a sensibilidade dos dentes por causa da exposição da dentina.

Outro fato curioso é que algumas pessoas podem apresentar maior predisposição para o surgimento de cáries. Por ser uma doença multifatorial, a cárie por se formar por inúmeros motivos.

249 visualizações

Econtramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade