Crianças podem usar aparelho?

A saúde bucal dos pequenos também é muito importante, e precisa ser um ponto de atenção assim que os primeiros dentinhos surgirem. Uma das dúvidas mais comuns é sobre o uso de aparelhos na primeira idade. 

Ao contrário do que muitos pensam, crianças podem, sim, usar aparelho. Aliás, quanto antes os pequenos passarem por uma avaliação profissional, melhor! É o que explicamos a seguir.

Crianças podem usar o alinhador?

Crianças podem usar o alinhador?


Dentes de leite e a formação do sorriso

É verdade que quanto mais novo o paciente, melhor pode ser quando o assunto for correção da posição da arcada dentária. Entretanto, cada caso é um caso, ressaltando a importância do acompanhamento odontológico. 

Com a saúde bucal em dia - o que significa ausência de cáries ou outros problemas dentários -, um especialista pode recomendar o uso do aparelho mesmo que a criança ainda tenha seus dentes de leite. Isso pode acontecer antes dos 10 anos de idade, quando o paciente já tem dentes permanentes e ainda dentes de leite. 

O aparelho pode significar o crescimento saudável dos dentes, além de prevenir problemas mais complexos no futuro. Com ele, o especialista poderá direcionar o crescimento e o posicionamento corretos dos dentes


Tipos de aparelhos

É o especialista que escolherá o tipo recomendado de aparelho, considerando muitos aspectos e particularidades de cada paciente. 

O aparelho fixo pode ser uma escolha, apesar de ser comumente utilizado por adolescentes. Aqui vale ressaltar que existem opções mais discretas e rápidas ao invés de recorrer a este tratamento especificamente, como explicaremos a seguir.

Já o aparelho móvel costuma ser uma opção mais comum no tratamento para crianças. Ele corrige o posicionamento dos dentes e a mordida, fazendo com que a criança tenha um sorriso alinhado e sem complicações mesmo na primeira idade. 


E o alinhador?

Existem empresas que produzem alinhadores específicos para crianças. As vantagens do alinhador transparente são muitas, sendo mais discreto, higiênico e rápido. Além disso, é mais confortável e pode tratar até mesmo casos mais complexos

Porém, atenção: não são todos os casos que poderão ser tratados com o alinhador transparente. 


Quer saber mais sobre esse assunto? Agende uma consulta gratuita com nossos especialistas e entenda melhor sobre toda a tecnologia dos alinhadores transparentes!

1017 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade