O que é má-oclusão e como tratá-la?

Você já sentiu algum desconforto no jeito em que seus dentes se encaixam ao fechar a boca? Pode ser algum tipo de má-oclusão dentária.

A má-oclusão acontece quando existe um desequilíbrio no encaixe entre a arcadas superior e inferior dos dentes. Geralmente é provocada por algum fator genético, mas pode ser causada por hábitos desenvolvidos na infância, como, por exemplo, o uso de chupetas.

Corrigir a mordida é mais do que simplesmente ter dentes alinhados. Além de afetar esteticamente o rosto, a má-oclusão causa problemas de saúde, como dores de cabeça, problemas de dicção, problemas de mastigação, zumbidos no ouvido, bruxismo e até a alteração da postura. Podendo ocorrer em diferentes formas, como:

Mordida aberta: quando os dentes da arcada superior não entram em contato com os dentes da arcada inferior, dando a impressão de que a boca está torta ou não fecha direito.

Mordida profunda: quando os dentes da arcada superior cobrem um terço ou mais do tamanho dos dentes da arcada inferior.

Mordida cruzada: A arcada superior sempre deve ser maior do que a arcada inferior para ocorrer um encaixe com a inferior, como se fosse a tampa de uma caixa. A mordida cruzada é quando alguma parte da arcada superior encaixa por dentro da inferior.

Sobressaliência: Ela é a projeção dos dentes superior para frente causando um distanciamento dos incisivos superior para os inferiores, dificultando o fechamento da boca.



Como tratar?

Apenas em casos muito sérios é recomendada que a correção por meio de cirurgia, mas a maioria pode ser tratada através do uso de um aparelho ortodôntico que faça a movimentação dos dentes.

Dependendo do tipo de oclusão e do aparelho escolhido, a mordida pode levar 2 anos ou mais para ser corrigida. Já no tratamento feito com alinhador transparente a correção leva alguns meses, pois conta com um planejamento digital que simula a movimentação dos dentes, possibilitando a troca das placas com mais precisão e praticidade.

Você quer saber como o seu sorriso pode ficar? Agende uma consulta com nossa equipe!

2756 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade