Cuidados Noturnos

Durante o sono nosso corpo entra em um estado de relaxamento e descansamos por muitas horas ininterruptas, mas isso não significa que ele para de trabalhar. É nesse momento que o organismo aproveita e faz uma manutenção muito importante para o sistema imunológico e o cérebro.

Ao mesmo tempo, enquanto dormimos a produção de saliva diminui, o que cria na boca um ambiente propício para acumulação das placas bacterianas que causam vários problemas em sua saúde oral. É por isso que o cuidado noturno com a higiene bucal deve ser caprichado!



  • Escove os dentes: o principal hábito de higiene bucal é a escovação dos dentes, mas sempre com a escova macia e sem colocar força contra o dente, para não desgastar o esmalte deixando seus dentes mais vulneráveis, sem esquecer de limpar a língua também.
  • Use o fio dental: existem espaços em que a escova de dente não alcança e acabam acumulando restos de comida, por isso o uso do fio dental precisa ser diário e o melhor horário para ele é antes de dormir. Você pode também pode usar um enxaguante antibactericida de preferência sem álcool e sem corante para uma higienização mais completa.
  • Consuma menos açúcar: doces, refrigerantes e carboidratos no geral são grandes contribuintes para o surgimento de cáries, é importante diminuir a ingestão desses alimentos principalmente a noite. Além disso, eles também podem afetar o sono, então evitá-los previne doenças bucais e te ajuda a ter uma noite de sono mais saudável.
  • Higienize seu alinhador: se você usa alinhador transparente, é durante a noite que você ficará mais tempo usando o alinhador sem retirá-lo, o que torna esse período uma parte importante do tratamento. Por isso é necessário tomar bastante cuidado com a limpeza das suas plaquinhas antes de dormir.

Sua saúde depende muito de uma rotina correta de higiene bucal, ela previne doenças como gengivite, cáries e a periodontite. É necessário também visitar o dentista e fazer uma profilaxia regularmente. O cuidado é o melhor tratamento e o melhor jeito de continuar sorrindo.

E você? Já agendou a sua consulta para entender como o seu sorriso pode ficar?

1336 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade