Como cuidar do meu alinhador transparente?

O alinhador transparente possui algumas vantagens sobre o aparelho fixo convencional, mas isso não significa que ele não precise de alguns cuidados. Seja para guardar ou limpar, as precauções evitam que o seu aparelho transparente sofra danos ou até mesmo deforme, atrapalhando o seu tratamento.

Mas não se preocupe! Esses cuidados com o seu alinhador são simples, e você mesmo deve fazer em casa. Veja só:


como guardar

É importante que o seu alinhador seja guardado em lugar seco e protegido do sol. Por ser um material feito de material plástico, sua resistência às temperaturas elevadas pode ser comprometida.

Isso pode causar a deformação do seu alinhador, fazendo com ele não sirva corretamente em seus dentes ou perca a sua função. Dependendo da variação do formato original, seu alinhador pode causar incômodos na sua gengiva.

Guarde sempre no case que você recebeu da Elevel, tendo também os cuidados da higiene, que é o nosso próximo tópico.


aprendendo a limpar

Como o seu alinhador transparente passa a maioria das horas do dia em sua boca, microrganismos ficam alojados no aparelho mesmo após ele ser removido. E isso é perfeitamente normal! Tais microrganismos vêm de fora quando você se alimenta, e o seu corpo fica encarregado de produzir a saliva para proteger a sua boca.

Ao contrário do que se possa pensar, o seu alinhador deve ser higienizado apenas com água em temperatura ambiente, pasta dental e uma escova de dentes. Faça essa higienização toda vez que for colocar o seu alinhador novamente. Outro ponto importante é a escovação dos dentes. Só volte a usar seu aparelho invisível depois que escovar seus dentes e usar fio dental.

Nestes tempos em que vivemos com uma pandemia, é importante manter um cuidado redobrado com a higiene do seu alinhador. Somente a pasta de dente não é suficiente para matar microrganismos que transmitem doenças.



Existem várias formas de garantir uma higiene apropriada e mais segura para sua saúde. A melhor delas é fazendo uma solução de uma parte de água sanitária para 10 partes de água, deixando seu alinhador mergulhado por 20 minutos.

Você também pode fazer uma receita com água oxigenada. Neste caso, misture uma parte de água oxigenada para 10 de água morna, mergulhando seu alinhador por 20 minutos, como na receita anterior. E lembre-se: a água deve ser morna, e não quente!

Existem pastilhas específicas para limpeza de aparelho móvel, as quais podem ser utilizadas para fazer a higienização do seu alinhador transparente. Neste caso, siga as recomendações de uso do fabricante.

O alinhador também pode ser mergulhado em uma solução diluída de água sanitária. Neste caso, use um copo de água e coloque uma quantidade pequena de água sanitária, deixando o alinhador mergulhado por 10 minutos. Quando passar o tempo indicado, é preciso lavar muito bem o aparelho em água corrente.

Não se esqueça de sempre lavar o case do seu alinhador. Este pode ser lavado com água e sabão, mas sempre deixe-o secar bem e mantenha-o aberto em local limpo e arejado por alguns minutos antes de colocar seu aparelho dentro.

Jamais use nenhum tipo de álcool (líquido ou em gel) para fazer a higienização do seu alinhador transparente! As substâncias dessas soluções podem ressecar o seu aparelho, causando pequenas quebras. Além disso, este tipo de álcool é tóxico e jamais deve entrar em contato com a sua boca.

Outro ponto muito importante a ser evitado: nunca ferva seu alinhador! Ao fazer isso, seu alinhador será deformado e perderá sua função.


agendou a sua consulta para entender como o seu sorriso pode ficar?

4293 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade