A história dos alinhadores transparentes

A opção de tratamento ortodôntico utilizando alinhadores transparentes está se tornando cada vez mais frequente. É indiscutível que nos últimos 05 anos essa área passou por uma evolução muito grande. Anteriormente o uso dos alinhadores era considerado como uma opção para tratamentos simples, com pouca movimentação dos dentes, mas com as novas tecnologias, esta utilização passou a abranger também os casos mais complexos com excelentes resultados.

O mais interessante é que o uso dos alinhadores para movimentação dentária começou a ser testada em 1943 com Kesling que na época vislumbrava a possibilidade futura de usar os aparelhos removíveis sequenciais para realizar tratamentos ortodônticos. Novas frentes foram estudadas com Nahoun em 1964 e Ponitz em 1971 que iniciaram o uso de aparelhos a vácuo para fabricarem os alinhadores transparentes. Depois McNamara e Sheridan aprofundaram a técnica utilizando os alinhadores para movimentos pequenos dos dentes.

A grande evolução começou em 1997 com a fundação da Align Technology, com uma proposta ambiciosa de mudar a experiência na realização dos tratamentos ortodônticos com o uso dos alinhadores transparentes Invisalign. Em 1998 conseguiram autorização do FDA para iniciar os tratamentos e em 1999 lançaram comercialmente a Invisalign.

No início a Invisalign era vista com uma opção para tratamentos ortodônticos bem simples, mas, ao longo dos anos, com muitas pesquisas, surgimento de novos materiais e uma melhora na tecnologia associada ao tratamento, a Invisalign começou a aumentar as possibilidades de tratamento ganhando espaço no mercado americano e mundial.

Hoje a estimativa é que pelo menos 20% dos tratamentos ortodônticos nos EUA sejam tratados com alinhadores transparentes, participação que vem crescendo muito ano após ano.

Com o crescimento deste mercado novas empresas começaram a aparecer, as técnicas evoluíram ainda mais, tornando os tratamentos com alinhadores mais acessíveis.

No Brasil os tratamentos com alinhadores estão crescendo, mas ainda sem uma grande participação percentual. O mercado vem evoluindo e novas empresas, como a Elevel, estão ajudando a tornar cada vez mais acessíveis os tratamentos com alinhadores transparentes no país.

A Elevel traz um formato diferente cuidando de todo o processo, desde o a avaliação do paciente, até a fabricação dos alinhadores, usando tecnologia americana com fabricação no Brasil, permitindo realizar um tratamento de alta qualidade com um custo mais acessível e maior agilidade.



Na nossa visão o mercado ainda terá um grande crescimento e cada vez mais, assim como nos EUA, os alinhadores serão as opções dos pacientes, afinal quem não quer realizar um tratamento confortável, removível, quase imperceptível, que não atrapalha a rotina do dia-a-dia e ainda tem uma maior previsibilidade de resultado?

4559 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade