Tiradentes: conheça um pouco mais do dentista amador que marcou nossa História

Joaquim José da Silva Xavier, o nosso “Tiradentes”, é uma figura consagrada da Inconfidência Mineira. O único a não receber perdão da Coroa Portuguesa durante a Inconfidência Mineira, Tiradentes era de uma família humilde da capitania de Minas Gerais.

Nascido em 12 de novembro de 1746, Tiradentes perdeu seus pais ainda muito jovem, levando-o a exercer inúmeras funções ao longo de sua vida – uma delas como dentista amador, rendendo o apelido famoso.

 

O começo da Odontologia

Foi justamente na época em que Tiradentes exerceu a função de dentista amador que a Odontologia dava passos importantes para sua História. Por volta do mesmo período, o primeiro trabalho relacionado à prótese foi publicado em Paris, o qual apresentava uma descrição para a confecção de faceta de ouro para esmalte em dentes anteriores. Neste mesmo trabalho, um estudo sobre o uso de grampos para próteses parciais foi apresentado.

Era o começo de avanços notáveis na Odontologia.

Não se sabe ao certo quais técnicas trabalhadas em outras partes do mundo vieram ao Brasil. Porém, alguns saberes chegaram junto com os portugueses, e sua jovem colônia precisava de mais braços para tratar casos de seus habitantes.

Tiradentes viveu no mesmo período em que a Odontologia dava seus primeiros passos

Tiradentes viveu no mesmo período em que a Odontologia dava seus primeiros passos


Feriado nacional

Desde 1965, em 21 de abril, celebra-se o dia de Tiradentes em nosso País. Até 1867, o Estado brasileiro enxergava a figura como um simples rebelde. Neste ano, a cidade de Ouro Preto recebeu o primeiro monumento a Tiradentes.

Figura importante da história brasileira, partiu de rebelde a herói nacional, permanecendo no ideal de nossa sociedade até hoje.

Mesmo sendo um dentista amador por um período pequeno, Tiradentes ajudou a tratar casos, de forma simples, de brasileiras e brasileiros. Ajudou, com uma pequena parte, a construir a história da Odontologia em nosso País.


O que você acha de marcar sua avaliação online para entender como o seu sorriso pode ficar?

Nós tratamos vários tipos de casos, dos mais simples aos mais complexos!

6480 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade