Preciso escovar a língua?

A higiene é extremamente importante para manter a saúde bucal em dia. Com ela, feita sempre nos momentos certos, é possível prevenir problemas mais graves, como gengivite e cárie

Entretanto, uma dúvida pode ficar no ar: é preciso escovar a língua também? É o que explicamos no texto a seguir! 

Você também escova a sua língua?

Você também escova a sua língua?


Higiene bucal

Quando falamos sobre a higiene bucal, não podemos deixar de lado a escovação da língua. O motivo disso é bem simples: toda vez que comemos, os restos de alimentos (mesmo as pequenas partículas) servem como combustível para a produção de bactérias, que se proliferam dentro da boca.

A língua está em contato direto com os alimentos, assim como os dentes. As pequenas partículas muitas vezes não se soltam sozinhas, precisando do auxílio da escovação. 

Caso o paciente não escove a língua, o acúmulo de resíduos fica cada vez maior, alimentando o ciclo de crescimento de bactérias. Como já falamos em outros textos, isso pode levar ao mau hálito, já que o acúmulo de bactérias é grande.


Como escovar da forma correta?

A escovação da língua consiste em remover as bactérias e impurezas que se acumularam sobre ela, ou seja, é necessário mover todo o material para fora da boca. 

Procure usar uma escova de cerdas macias. Após finalizar a escovação dos dentes, cuspa a espuma e direcione a escova do fundo da língua até a ponta, evitando o movimento de vai e vem, o qual pode levar os resíduos de outras regiões para a garganta. Assim que terminar de escovar, enxague bem a boca. 


A higiene é um ponto de atenção antes de iniciar o tratamento com o alinhador transparente. Quer saber como está a sua saúde bucal e como o seu sorriso pode ficar? Entre em contato com nossos especialistas e agende sua avaliação gratuita!

837 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade