Por que os dentistas usam flúor?

O flúor é um dos elementos mais importantes para a saúde bucal. É com ele que especialistas mantêm a força dos dentes e previnem o surgimento de cáries

No texto de hoje, explicamos mais sobre o flúor e seu uso para manter a saúde bucal em ordem! 

Lembra do flúor? Sabe para que é usado?

Lembra do flúor? Sabe para que é usado?


Para que serve?

O flúor é um importante aliado na saúde dos dentes. É ele que previne a perda de minerais, causada por alimentos e bebidas ácidos. A ingestão de açúcares em geral também pode levar à desmineralização dos dentes por favorecerem o surgimento de bactérias, que deixam um ambiente ácido dentro da boca. 

A higiene bucal é a recomendação mais importante para manter a força dos dentes e prevenir a perda dos minerais. É com ela que o paciente remove todos os resíduos que podem servir como combustível para bactérias. 

Esses microrganismos podem se alimentar do cálcio da estrutura do dente, formando a cavidade da cárie. O que acontece é que o esmalte do dente, substância que recobre a dentina na parte visível do dente, começa a ser corroído, causando desconforto, dores e problemas mais sérios.


Como é usado?

O excesso de flúor pode fazer mal, e é por isso que seu uso deve ser controlado por um especialista. Para ser tóxico, o flúor precisaria ser ministrado em uma dose muito alta. Porém, mesmo com doses um pouco acima do recomendado, o paciente pode apresentar mal estar, ânsia e vômitos. 

É possível encontrar pastas de dentes e enxaguantes que contenham a substância e permitam que o paciente faça a prevenção da desmineralização em casa. Porém, este é um ponto de atenção: sempre consulte seu dentista e siga suas orientações para garantir que a saúde bucal não seja prejudicada. 


Na Elevel temos tratamentos para vários tipos de casos. Que tal agendar sua avaliação gratuita para entender como seu sorriso pode ficar?

10 visualizações

Econtramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade