Como escolher a escova de dentes?

É fácil se perder em meio a tantas opções de escovas de dentes. Diferentes tamanhos, formatos, e quantidades e maciez de cerdas podem dificultar na hora de escolher a escova certa. 

Cada um de nós possui suas particularidades quando o assunto envolve dentes, mas, graças a tantas opções disponíveis, é possível escolher a escova que garanta o melhor conforto, aliado à melhor limpeza. É o que explicamos a seguir! 


Elétrica

Uma escova elétrica pode parecer prática, já que é só encostá-la nos dentes que ela faz os movimentos. Mas não é bem assim. 

Na verdade, a escova elétrica não faz todo o trabalho e é necessário garantir que a escovação alcançou todos os pontos. Podemos apontar algumas vantagens, como o sensor de pressão, o tempo por "sessão" da arcada dentária e a variedade de escovas que podem ser acopladas no corpo da escova. 

O sensor de pressão evitará pressão excessiva da escova nos dentes e gengiva no momento da escovação, o que pode machucar a gengiva causando retração gengival e até desgaste do esmalte dentário. O temporizador auxilia que os dentes sejam escovados pelo tempo recomendado pelos dentistas, que é de 2 minutos, emitindo aviso sonoro para que você saiba o momento de trocar de quadrante, evitando, assim, distrações.

Essas escovas também são ótimas para pessoas com algum tipo de deficiência motora.

Específicas

Existem escovas específicas para crianças, pessoas que usam aparelho ou algum tipo de prótese e até mesmo para pacientes com perda óssea.

As opções infantis são comumente divididas por faixa etária. Tem que ter cabeça pequena e compacta, anatômica, com cerdas macias e arredondadas, além do cabo com textura macia que cabe perfeitamente na mão da criança.

Elas têm formatos e cores mais atrativos, fazendo do momento da escovação um momento lúdico e mais divertido.

Para pacientes que usam aparelhos fixos existem escovas com as cedas laterais mais altas e as centrais mais baixas para uma escovação mais efetiva dos dentes e bráquetes.

Ainda temos as escovas interdentais e unitufo. Ambas auxiliam na escovação de pacientes com barquetes ou prótese fixa. A escova interdental também é indicada para complementar a limpeza depois de usar o modelo normal, em casos de perda óssea causada por doenças nas gengivas. Ambas alcançam regiões que as escovas normais não alcançam.

Cerdas

Além de escolher o melhor tipo de escova dental, também devemos nos atentar ao tipo de cerdas que merecem toda a nossa atenção. A maciez da cerda está relacionada à saúde bucal. Elas são classificadas como extra-macias, macias, médias, duras e cerdas especiais.

Você sabe a diferença entre elas?

As extra-macias e macias são as mais indicadas pelos dentistas, trazem mais conforto durante a escovação e não machucam a gengiva nem desgastam o esmalte dentário.

Já as médias e duras devem ser evitadas para quem tem dentes naturais, são indicadas para pacientes que utilizam prótese.

As cerdas especiais são antibacterianas e indicam quando sua escova deve ser trocada.

Independente do tipo de cerda mais indicada para o seu caso, sempre opte por cerdas arredondadas, pois são estas que não machucam a gengiva. 

Outras considerações

A melhor maneira de saber qual a escova indicada para você é consultando um dentista. Lembre-se que manter bons hábitos de higiene é essencial para ter um sorriso bonito e gengivas saudáveis por toda a vida. Independente de qual dos diversos tipos de escova de dente você escolher, o acessório deve ser trocado a cada 3 meses.

Para iniciar o tratamento com o alinhador transparente, todos os pacientes Elevel passam por avaliações e etapas de planejamento. A questão da higiene bucal é sempre analisada previamente, para ter certeza que ela não será um problema futuro.

Nossa equipe está pronta para te atender e tirar suas dúvidas sobre alinhador transparente e escova dental! Agende sua avaliação gratuita!



1419 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade