A importância da contenção após alinhar os dentes

O alinhamento dos dentes consiste em movimentações dentárias realizadas com o uso de aparelhos ortodônticos. O ortodontista, após analisar o caso do paciente, planeja o tratamento e prepara a arcada dentária para receber o aparelho. 

 Já ouviu falar sobre a contenção?

Já ouviu falar sobre a contenção?


Os casos são variados e, portanto, o período que o paciente usará um aparelho também variará. Entretanto, se uma pessoa escolhe os alinhadores transparentes, é possível que o sorriso final chegue mais rápido, além de contar com maior conforto e discrição. Falando nisso, sabia que os alinhadores Elevel tratam de casos simples aos mais complexos?

De qualquer forma, uma coisa é certeza: o paciente precisará usar uma contenção ao final do tratamento, independente do aparelho que escolher. No texto de hoje, explicamos mais sobre ela e sua importância para o tratamento como um todo.


Contenção

Como o nome sugere, há uma contenção de novos movimentos dos dentes do paciente. 

Os dentes sempre estão em movimento, e eles podem acontecer por diversos fatores. O aparelho ortodôntico faz movimentações, levando os dentes à sua posição correta. Após o alinhamento dos dentes vem a parte da contenção, justamente para estabilizar os dentes em suas posições finais. 

Tipos

De contenção pode ser fixo ou móvel. 

No caso da contenção fixa, o aparelho fica preso na parte de trás dos dentes. A maior desvantagem deste tipo de contenção é que seu posicionamento pode dificultar a higiene da área em que ela se encontra, levando ao acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, tártaro, podendo ocasionar em inflamação gengival e maiores danos ao periodonto ao longo do tempo. 

O aparelho de contenção móvel, por outro lado, conta com a vantagem de facilitar a higiene bucal, mas exige que o paciente tenha a disciplina de sempre usá-lo. Existem diferentes tipos de contenção móvel e caberá ao ortodontista decidir qual usar.

Cuidados com a contenção

A contenção que segue o alinhador é muito parecida e não causa estranheza ao paciente; é uma placa transparente, muito parecida com o que foi utilizado previamente. Diferente do aparelho transparente, a contenção não tem o espaço dos attachments.

Assim como alinhador transparente, a contenção precisa de manutenção diária. Da mesma forma, ela pode juntar bactérias e precisa ser escovada sempre que o paciente a colocar, prevenindo problemas de higiene.


Você deseja alinhar o seu sorriso? Agende uma avaliação gratuita com nossos especialistas e entenda como ele pode ficar!


2299 visualizações

Encontramos avaliações agendadas!

Data e Hora Modalidade